segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ENCANTOS DE MULHER PAGINA LI

ATAIDE NATALIO

A CHIFRADA

Eram tres tios e quatro tias, irmãos de Naor, pai de Tide. Todos mineiros e de excelente indole. Naor nascido em Sacramento-MG e seus irmãos ainda infantes mudaram-se para o Parana.
Naor, entre os quatro irmãos homens era o mais safado, o mais inteligente e tambem de bom coração. Trabalhador e com energia de sobra ele ensinava, sacudia, vibrava, sorria.
Anisio, o terceiro dos irmãos tinha tres filhos - Sanson, Edileuza e Tonia. (Esta ultima é aquela que Tide foi surpreendido na cama e Nidia o mandou prender).
Ofélia, esposa de Anisio, era formosa e tinha muito fogo entre suas pernas. Moravam numa chácara onde se plantava, tinha criação de gado, porcos e galinhas. Dali tiravam o sustento e quando Tide ia visita-los aproveitava ajudar a Sanson na ordenha. Aquele leite direto da teta era uma delicia. Tambem se fabricava o queijo e quando derretido na frigideira até bobo comia. Tinha tambem pão caseiro e as frutas diretamente do pé.
Anisio parecia que não estava dando conta do recado. Ofélia o chifrou com um de seus capatazes. Quando ele soube ensilhou seu cavalo e pos-se em direção a Naor.
- Mano, vou matar aquela mulher. Ela me chifrou com João.
- Mano, apeie do cavalo. Vamos conversar.
Com muito custo Naor o convence dizendo que não valeria a pena. Esqueça essa mulher, dizia ele, ela não vale a bala que tu irá gastar.
Mais tarde se dirigiram a casa da chacara mas Ofélia e o capataz ja tinham "carpido o gato".
Então, desconsolado, ele recomeçou sua batalha, mas, tornou-se ébrio e em pouco tempo vendeu sua propriedade. A essa altura as filhas ja cuidavam de suas próprias vidas e dele não mais dependiam.
Mais tarde quando Naor mudou-se para Curitiba, Anisio e Sanson foram morar com ele. Tide, Naor, Anisio e Sanson tomaram muitas geladas juntos.
Porem, passou o tempo e Anisio ficou muito amargurado, começou a beber em demasia e um dia desta para uma melhor se foi.

Nenhum comentário: